O Rico e Lázaro - Capítulo 2 (terça feira, 14/03)
Devem continuar correndo Asher, Zac e Joana, diz Abel. Contra o exército inimigo, que se aproxima, ele atira uma flecha. Os guardas ordenam o fechamento dos portões e soam o alarme, no alto da muralha de Jerusalém. O som das trombetas assusta Dinah (Dedina Bernardelli), enquanto trabalha em seu jardim. O barulho do alarme é alvo de estranhamento pelo rei Eliaquim e a rainha Neusta (Vera Zimmermann).
Abel fica do lado de fora, mas Asher, Zac e Joana conseguem entrar. Ao ver que o irmão mais velho não entrou na cidade, se desespera Asher. Um soldado inimigo é atingido por Abel. O ataque de seu exército é observado por Nabucodonosor, do alto de uma colina. Tentando salvar a própria vida, Abel corre. Admira a coragem do rapaz, diz Arioque. Com os filhos se preocupam Dinah e Uriel (Ernesto Piccolo). Para abrirem os portões, implora aos guardas Asher. Para proteger seu povo agora, nada poderá fazer, avisa Jeremias em conversa com Baruque.
A presença de Nabucodonosor às portas da cidade é avisada ao rei Eliaquim por Aicão. O rei Eliaquim será apoiado, diz Fassur. Nas ruas da cidade as pessoas estão em pânico, observa Daniel. Mais um soldado inimigo é acertado por Abel ao tentar fugir. O portão é aberto quando Efraim ajuda Asher. Consegue entrar Abel. Em busca de seu pai, Abel volta para o lado de fora quando Dinah pergunta sobre Uriel. O rapaz é um bravo guerreiro, avisa Efraim. Para Rebeca (Letícia Pedro) e Matias (Danilo Breda) terem fé, pede Ilana (Claudia Mauro).
Contra Jerusalém, lançam flechas e lanças os soldados babilônicos. Com flechadas, respondem os arqueiros hebreus. Um companheiro morre ao seu lado e assusta Abel. Sobre o ataque inimigo, avisa Chaim ao entrar em casa. Sobre a ausência de Zac, se preocupa Elga. Ao reencontrar Joana, fica aliviada Marta. Sem notícias de Abel, sofre Dinah. Os babilônicos farão um cerco à Jerusalém, avisa ao suspender o ataque Nabucodonosor. Ao ver os inimigos recuarem, Abel se estranha. Zelfa repreende Elga, quando ela diz que fará um bolo para a deusa Isthar.
Chaim se mostra insensível quando Zac se preocupa com o pai de Asher. Ao reencontrar Abel, fica aliviada Dinah. A Deus ora Zadoque. O rei Eliaquim não escuta quando Joaquim o alerta para os avisos de Jeremias. Arioque avisa que é preciso ter paciência quando Nebuzaradã diz não ver a hora de atacar Jerusalém. Dos sermões de Aspenaz, reclama a princesa Nitócris. De uma deusa chamada Sammu-Ramat, Shag-Shag conta a história. As consequências do cerco de Nabucodonosor começam a ser sentidas pelo povo, em Jerusalém. Para não faltar nada à família real, os alimentos devem ser racionados, ordena o rei Eliaquim. O brinquedo é jogado no fogo quando Zac é flagrado brincando com Asher por Chaim.
Para visitar Dinah, Elga sai. Jeremias é um traidor, acusa Fassur. Dinah não aceita quando Elga lhe oferece um amuleto. Para realçar a beleza da princesa Nitócris, um preparado é feito por Beroso. Da irmã riem Evil-Merodaque e Kassaia (Luisa González). Sente falta do marido, diz a rainha Amitis diz sentir a falta do marido. Dos soldados babilônicos, tenta se esconder Uriel em um campo próximo a Jerusalém. Sobre um espião entre os hebreus, Arioque fala para Nabucodonosor. Faltará alimento na cidade em breve diz Rebeca. É preciso ter fé em Deus, avisa Joana. Está preparado para mais uma missão?, pergunta Arioque para Nebuzaradã.
Joana é ameaçada de agressão por Fassur ao se irritar com ela. Impedem ao chegar a tempo Marta e Efraim. Ilana e Ravina são ajudados por Matias e Rebeca. Recebe ouro ao encontra com um oficial babilônico do lado de fora da cidade Hananias (Jorge Pontual). Nebuzaradã e outros soldados são conduzidos por um buraco na muralha da cidade pelo falso profeta. Carinhosamente, Joana abraça os pais. Com a ajuda de Hananias, Nebuzaradã e os outros soldados entram na cidade. A aproximação de alguns homens de Nabucodonosor portando o estandarte babilônico é notada por Abel. Diante de toda a situação se mostra calma Neusta. Tem um recado do rei Nabucodonosor, diz, ao se aproximar, Arioque. Terão o mesmo fim do pastor Uriel, pois os hebreus não vão se render, avisa o oficial.
Ao ver seu pai com uma espada no pescoço, Asher se desespera. Segue pelo interior da cidade, ao matar alguns hebreus Nebuzaradã. Em um soldado inimigo atira Abel. Grita ordenando o ataque Arioque quando Nebuzaradã abre os portões da cidade. Cai ao ser atingido por uma flechada Uriel. Se desespera Asher. A aproximação do exército babilônico é vista por Abel. Invadem Jerusalém e destroem tudo os soldados de Nabucodonosor. Devem seguir para o templo, avisa Daniel. Para o local também seguem Jeremias e Baruque. Para se salvar Uriel tem ajuda de Asher. Para não fazerem mal a Fassur pede Hananias. Marta e Efraim são assassinados e Joana se desespera. Com frieza, a olha Nebuzaradã. Asher chega com seu pai e Abel observa. Cai do alto da muralha ele ao correr para encontra-los e ser atingido por uma flechada. Ao ver o irmão morto, se desespera Asher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário